aRTE-pSICOTERAPIA iNDIVIDUAL

Enfrentar a causa das nossas dificuldades impõe um aprofundamento do Eu e uma consciência maior sobre o que se está a passar à nossa volta. Na psicoterapia individual a pessoa é vista na sua totalidade e responsabilidade enquanto sere detentor de uma vida única. Identificam-se padrões, crenças, esquemas cognitivos, emoções, necessidades, …

Consideram-se novas perspetivas e alternativas, definem-se estratégias, e, com passos seguros trilha-se o caminho da mudança rumo a um maior e melhor bem-estar.

A Psicoterapia individual é um processo terapêutico confidencial, composto por diversas fases de tratamento e consequentemente várias sessões. A sintomatologia, o sofrimento implícito e a motivação, são alguns dos fatores que influenciam a particularidade da intervenção e consequentemente o seu desenvolvimento.

Há questões que se mostram de resolução mais breve, outras demoram outro tempo. Em quadros psiquiátricos onde existe maior regressão, perturbação do juízo crítico, ou contextos de dor crónica, a Arte-Psicoterapia assume uma abordagem de apoio e de suporte.

O ambiente da Arte-Psicoterapia é securizante, aceitante e compassivo onde cliente/paciente e terapeuta tecem um vínculo assente na compreensão empática.

O início do processo psicoterapêutico individual, é precedido por uma consulta de diagnóstico e de acordo terapêutico. Nesta consulta são identificados pontos de trabalho e discutidos os parâmetros do acompanhamento.

Jovens e Adultos

  •  Pessoas que se debatam com a sintomatologia do humor (depressão, ansiedade), fobias, baixa auto-estima, insegurança;
  •  Aqueles que procuram resolver perturbações de personalidade ou de adição, problemas de comportamento;
  •  Os que perpetuam padrões disfuncionais de relacionamento com os outros ou são atualmente ou foram no passado, vítimas de abusos (físicos ou psicológicos) na relação com o outro;
  •  Os que sentem dificuldades na sua expressão emocional (muralhas psicológicas), intimidade, sexualidade;
  •  Quem viva situações difíceis de separação e de luto;
  •  Quem deseja alcançar um sentido para a sua vida e necessita de configurar estratégias para a mudança;
  •  Cuidadores dos que sofrem de doença mental ou dor crónica;
  •  Terapeutas/Psicoterapeutas/Técnicos da relação da ajuda, que sintam a necessidade de aprofundar dinâmicas pessoais de modo a poder melhorar o seu desempenho profissional ou que necessitem de supervisão no âmbito da Terapia pela Arte
    e
  •  Todos os que aceitam o desafio de investir no seu desenvolvimento e crescimento, enquanto Pessoas.

– Sessão Arte-Psicoterapia Individual: 60 min.

– Consulta de Diagnóstico e Acordo Terapêutico: 90 min.

A periodicidade é definida na Consulta de Diagnóstico e Acordo Terapêutico em função do plano de tratamento.

A frequência das sessões pode vir a ser alterada na medida em que acompanha a evolução terapêutica do paciente/cliente, e do seu contexto familiar, social e económico. Assim, as consultas podem assumir-se em regime:

– Semanal;

– Quinzenal;

– Mensal.

A consulta de Diagnóstico e Acordo Terapêutico tem como objetivo avaliar a necessidade subjacente ao pedido de iniciar psicoterapia, bem como identificar áreas de intervenção imediata. São discutidos vários aspetos do tratamento e da sintomatologia presente.

São tidos em conta aspetos, da personalidade, da disponibilidade e da motivação.

Ponderam-se expectativas e é realizado um Acordo Terapêutico entre psicoterapeuta e paciente/cliente. Neste Acordo estão definidos os princípios que regulam o processo psicoterapêutico bem como os parâmetros da intervenção, em termos da sua periodicidade, duração e especificidade.

Maria Paula Guerrinha
Arte-Psicoterapeuta

Rua Carlos França nº 27 - 1º E
2560-329 Torres Vedras
Tlm. 93 853 00 29

Campo Grande, 30 -2ºD
1700-093 Lisboa
Tel. 21 797 18 59

Copyright © 2017 - 2022  Maria Paula Guerrinha - Todos os direitos reservados. All rights reserved.