aRTE-pSICOTERAPIA gRUPAL

A relação com o Outro(s) é essencial na estruturação da nossa mente e da nossa personalidade.

Desde o nascimento que o grupo é uma realidade para cada um de nós, configurando-se na família, amigos, colegas, vizinhos, alunos, professores, clientes, entre muitos outros.

Desenvolvemo-nos como seres humanos no seio destes grupos e a nossa participação pode ser regular, próxima, saudável ou disfuncional. Consoante o grupo, assim mostramos alguns aspetos de nós em detrimento de outros.

As relações humanas assumem parte fundamental da nossa existência razão pela qual cada individuo terá de desenvolver ao longo do seu percurso de vida competências sociais.

A Arte-Psicoterapia de Grupo é uma abordagem terapêutica diferenciada na qual um pequeno grupo se reúne regularmente, sob a facilitação e responsabilidade clínica de um psicoterapeuta, com o objetivo de trabalhar em conjunto determinados aspetos da sua personalidade e promover o crescimento pessoal.

Numa Sessão de Psicoterapia de Grupo os vários elementos expressam livremente as suas dificuldades, preocupações, ideias, sentimentos e reações. Estas vivências permitem aos demais membros compreenderem-se e ajudarem-se. Cada participante não aprofunda apenas o Si-Mesmo, mas contribui igualmente para o aprofundamento reflexivo dos outros membros.

O grupo através do fenómeno do espelhamento, i.e., ver no Outro aspetos de si ou comportamentos semelhantes aos seus, potencia a oportunidade para refletir e desconstruir determinados modos de estar. Reconhecemo-nos no Outro. Este trabalho em feito num ambiente de apoio e compreensão mútua.

A comunicação em Psicoterapia de grupo é de extrema importância e em Arte-Psicoterapia a comunicação que se tece entre os membros do grupo assume uma tridimensionalidade objetal consubstanciada na linguagem verbal, corporal e imagética.

aRTE-pSICOTERAPIA gRUPAL

1º momento: cada elemento partilha livremente com o grupo um aspeto de si ou alguma situação que tenha vivenciado. Estes conteúdos colocados no chão comum do grupo, vão originar e acabar por centrar-se numa temática particular.

2º momento: a temática é representada através de uma criação (imagem) por cada elemento, utilizando os vários materiais artísticos colocados à disposição.

3º momento: cada elemento apresenta e reflete sobre o seu processo criativo bem como os fatores que estiverem na origem do símbolo;

4º momento: o grupo analisa e pondera as várias perspetivas apresentadas e dinamizadas por cada elemento, trocando entre si ideias, experiências e visões alternativas;

5º momento: o grupo elabora uma síntese da sessão e da temática em apreço.

aRTE-pSICOTERAPIA gRUPAL

O/a Arte-Psicoterapeuta é um elemento do grupo cujo papel o remete ora para observador ora para participante devendo assegurar níveis de comunicação significativa entre os membros e contribuir para que o funcionamento do grupo se mantenha dentro dos parâmetros definidos. O processo terapêutico é construindo e desenvolvido na dinâmica grupal.

Os conflitos ocorrem na nossa vida em contextos laborais, familiares, conjugais, sociais, etc. Num contexto de psicoterapia de grupo esses conflitos e dificuldades vão ser mais facilmente recriados fornecendo uma nova oportunidade para ser ensaiada uma alternativa de funcionamento mais adaptativo.

aRTE-pSICOTERAPIA gRUPAL
  • Perturbações ansiosas e /ou depressivas
  • Conflitos laborais e dificuldades na adaptação à vida profissional
  • Conflitos familiares
  • Lutos
  • Fobias
  • Insegurança, baixa auto estima, timidez excessiva
  • Problemas de identidade e/ou orientação sexual
  • Problemas do comportamento e/ou agressividade
  • Perturbações psicossomáticas diversas
  • Dificuldade na integração em grupos sociais
  • Dificuldades na intimidade/sexualidade

A participação num grupo psicoterapêutico propicia a oportunidade de trabalhar a tolerância, a empatia, a compreensão mútua, a inteligência emocional, o dogmatismo, a segurança interna, a timidez, o respeito, a assertividade, etc.

O caminho da psicoterapia é feito em grupo pelo grupo o que potencia fortes laços de cumplicidade, companheirismo e estima. O envolvimento e vínculo subjacente ajuda à estruturação de uma personalidade mais saudável e adaptada à vida em sociedade.

Sessão Arte-Psicoterapia Grupal: 90 min.
Consulta de Diagnóstico e Acordo Terapêutico: 90 min.

As sessões de Arte-Psicoterapia de Grupo podem ser Semanais ou Quinzenais.

O Grupo poderá integrar até 6 elementos.

Os membros do grupo devem ser desconhecidos entre si antes de entrarem para o grupo e não podem contactar fora do contexto das sessões.

O ambiente terapêutico é privado e confidencial.

Esta consulta tem como objetivo avaliar a necessidade subjacente ao inicio de uma psicoterapia em grupo e sua pertinência. São discutidos vários aspetos do tratamento e da sintomatologia presente.

São tidos em conta aspetos, da personalidade, da disponibilidade e da motivação.

Ponderam-se expectativas e é realizado um Acordo Terapêutico entre psicoterapeuta e paciente/cliente. Neste Acordo estão definidos os princípios que regulam o processo psicoterapêutico grupal, bem como os respetivos parâmetros da intervenção, em termos da sua periodicidade, duração e especificidade.

Maria Paula Guerrinha
Arte-Psicoterapeuta

Rua Carlos França nº 27 - 1º E
2560-329 Torres Vedras
Tlm. 93 853 00 29

Campo Grande, 30 -2ºD
1700-093 Lisboa
Tel. 21 797 18 59

Copyright © 2017 - 2022  Maria Paula Guerrinha - Todos os direitos reservados. All rights reserved.