"O objectivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas, mas o seu significado interior."

Aristóteles
cONSULTAS

A Psicoterapia é um caminho de reflexão, reparação e resolução. E sobretudo, um espaço e um tempo de reorganização do nosso projeto de vida. Reequacionar escolhas e prioridades.

A vida coloca-nos desafios, problemas, frustrações e dor. E custa viver, às vezes…, muitas vezes para uns, ou desde sempre para outros. Adoecemos, no corpo, no pensamento e no espírito, com maior ou menor urgência. O comportamento altera-se, as emoções acusam instabilidade e o discernimento parece perturbado ou enevoado. A Arte-Psicoterapia pode ajudar a atravessar esse percurso, e a retomar o Caminho.

O atendimento psicoterapêutico pode ser realizado em sessão de arte-psicoterapia individual, arte-psicoterapia de casal ou familiar ou em contexto de arte-psicoterapia de grupo.

aRTE-pSICOTERAPIA iNDIVIDUAL
aRTE-pSICOTERAPIA iNDIVIDUAL

Enfrentar a causa das nossas dificuldades impõe um aprofundamento do Eu e uma consciência maior sobre o que se está a passar à nossa volta. Na psicoterapia individual a pessoa é vista na sua totalidade e responsabilidade enquanto ser detentor de uma vida única. Identificam-se padrões, crenças, esquemas cognitivos, emoções, necessidades, …

“A alegria não está nas coisas, está em nós.”

Goethe

aRTE-pSICOTERAPIA cASAL
aRTE-pSICOTERAPIA cASAL

A consulta de Arte-Psicoterapia de Casal segue uma abordagem sistémica e acompanha os referenciais do modelo Arte-Psicoterapêutico.

A Terapia de Casal pode ajudar a clarificar o papel de cada parceiro/cônjuge, a refletir sobre padrões comportamentais bem como ajudar na definição de estratégias para o restabelecimento de uma comunicação assertiva e saudável.

“Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.”

Dalai Lama

aRTE-pSICOTERAPIA gRUPAL
aRTE-pSICOTERAPIA gRUPAL

A relação com o Outro(s) é essencial na estruturação da nossa mente e da nossa personalidade.

Desde o nascimento que o grupo é uma realidade para cada um de nós, configurando-se na família, amigos, colegas, vizinhos, alunos, professores, clientes, entre muitos outros.

A Arte-Psicoterapia de Grupo é uma abordagem terapêutica diferenciada na qual um pequeno grupo se reúne regularmente, sob a facilitação e responsabilidade clínica de um psicoterapeuta, com o objetivo de trabalhar em conjunto determinados aspetos da sua personalidade e promover o crescimento pessoal.
aRTE-pSICOTERAPIA Supervisão
sUPERVISÃO/iNTERVISÃO

A Supervisão e a Intervisão destinam-se a Terapeutas/Psicoterapeutas/Psicólogos/Técnicos da relação da ajuda ou Outros, que sintam a necessidade de orientação e aprofundamento teórico-prático de modo a poderem melhorar o seu desempenho profissional com os seus pacientes e clientes.

aRTE-pSICOTERAPIA Formação
fORMAÇÃO

A formação profissional ministrada enquadra-se nos seguintes domínios técnicos:
Arte-Psicoterapia, Arte-Terapia, Psicoterapia, Reabilitação Social, Educação, Criatividade e Recursos Humanos/Gestão de Equipas. Os conteúdos programáticos são desenhados de acordo com os objetivos delineados e competências a desenvolver: pessoais, sociais, emocionais, comunicacionais, (psico)terapêuticas ….

“Existe apenas um canto do universo que você pode ter certeza de aperfeiçoar,
que é você mesmo.”

Aldous Huxley

Se quer algo que nunca teve,

terá de fazer algo que nunca fez.

Maria Paula Guerrinha
Arte-Psicoterapeuta

Rua Carlos França nº 27 - 1º E
2560-329 Torres Vedras
Tlm. 93 853 00 29

Campo Grande, 30 -2ºD
1700-093 Lisboa
Tel. 21 797 18 59

Copyright © 2017 - 2022  Maria Paula Guerrinha - Todos os direitos reservados. All rights reserved.