pROCESSO cRIATIVO

Maria Paula Guerrinha - Arte Psicoterapeuta

A criatividade tem sido objeto de muito estudo por parte de neurocientistas, psicólogos, antropólogos, médicos-psiquiatras entre outros. O processo criativo, o fazer artístico, proporciona oportunidades de reorganização e alívio da dor mental bem como facilita reaprendizagens e novos funcionamentos nas relações interpessoais.

Desde tempos imemoriais que o Ser Humano cria. Através da conhecida pintura rupestre ou da invenção do fogo, a história da humanidade está repleta de momentos de grande criatividade, tal como a história da nossa cultura, da nossa família e da nossa narrativa pessoal.

Numa sessão de arte-psicoterapia, utilizamos a imagem ou criação como um instrumento que acede ao conhecimento que reside na nossa mente, na nossa imaginação, no nosso mundo interno. Uma imagem mental é um símbolo. Uma palavra é um símbolo. Um choro é um símbolo. Uma doença é um símbolo. Uma guerra também o é, tal como o sonho ou o provérbio. A criação de símbolos acompanha a humanidade desde sempre. E nós temos uma imagética pessoal, um mundo simbólico particular que reflete uma identidade e uma perspetiva de ver o Mundo. Em Arte-Psicoterapia incorporamos esta linguagem simbólica no processo terapêutico.

Aprofunda-se a capacidade de desenvolver competências para a solução de um problema e consequentemente para a dissolução do sintoma. A Arte-Psicoterapia permite resgatar imagens mentais provenientes de camadas mais profundas da mente abrindo espaço para a identificação, reparação e transformação.

Maria Paula Guerrinha - Arte Psicoterapeuta

A capacidade de simbolização é tida em si como uma ferramenta de sobrevivência, de superação e de resiliência perante o Viver. Desde a pré-história que os seres humanos têm vindo a definir estratégias de sobrevivência cada vez mais complexas face a obstáculos maiores.

O uso da criatividade permitiu ao homem evoluir. Esta ferramenta ou instinto, acompanha-nos e está pronta a ser utilizada por cada um de nós, para superar os nossos obstáculos maiores.

O ser humano também cria através do seu instinto natural procriativo. O ciclo reprodutivo segue o seu desenvolvimento natural e deste modo a espécie assegura a sua sobrevivência. Cuida das crias e precisa de se ir cuidando ao longo da vida.

Vivemos múltiplas experiências e acontecimentos. E enquanto seres de um tempo, temos uma auto-biografia repleta de memórias e de conhecimentos armazenados. O processo criativo permite entrar no mundo simbólico da nossa mente e das nossas emoções mais profundas.

A Imagem é matéria de todo o processo de simbolização

Maria Paula Guerrinha
Arte-Psicoterapeuta

Rua Carlos França nº 27 - 1º E
2560-329 Torres Vedras
Tlm. 93 853 00 29

Campo Grande, 30 -2ºD
1700-093 Lisboa
Tel. 21 797 18 59

Copyright © 2017 - 2022  Maria Paula Guerrinha - Todos os direitos reservados. All rights reserved.