Criatividade - Pintura

A Arte-Psicoterapia de Grupo é uma abordagem terapêutica diferenciada na qual um pequeno grupo se reúne regularmente, sob a facilitação e responsabilidade clínica de um psicoterapeuta, com o objetivo de trabalhar em conjunto determinados aspetos da sua personalidade e promover o crescimento pessoal.

Numa Sessão de Psicoterapia de Grupo os vários elementos expressam livremente as suas dificuldades, preocupações, ideias, sentimentos e reações. Estas vivências permitem aos demais membros compreenderem-se e ajudarem-se. Cada participante não aprofunda apenas o Si-Mesmo, mas contribui igualmente para o aprofundamento reflexivo dos outros membros.

O grupo através do fenómeno do espelhamento, i.e., ver no Outro, aspetos de si ou comportamentos semelhantes aos seus, potencia a oportunidade para refletir e desconstruir determinados modos de estar. Reconhecemo-nos no Outro. Este trabalho em feito num ambiente de apoio e compreensão mútua.

A participação num grupo psicoterapêutico propicia a oportunidade de trabalhar a tolerância, a empatia, a compreensão mútua, a inteligência emocional, o dogmatismo, a segurança interna, a timidez, o respeito, a assertividade, etc.

Momentos no Grupo

aRTE-pSICOTERAPIA gRUPAL

1º momento: cada elemento partilha livremente com o grupo um aspeto de si ou alguma situação que tenha vivenciado. Estes conteúdos colocados no chão comum do grupo, vão originar e acabar por centrar-se numa temática particular

2º momento: a temática é representada através de uma criação (imagem) por cada elemento, utilizando os vários materiais artísticos colocados à disposição.

3º momento: cada elemento apresenta e reflete sobre o seu processo criativo bem como os fatores que estiverem na origem do símbolo;

4º momento: o grupo analisa e pondera as várias perspetivas apresentadas e dinamizadas por cada elemento, trocando entre si ideias, experiências e visões alternativas;

5º momento: o grupo elabora uma síntese da sessão e da temática em apreço.

aRTE-pSICOTERAPIA gRUPAL

O caminho da psicoterapia é feito em grupo pelo grupo o que potencia fortes laços de cumplicidade, companheirismo e estima. O envolvimento e vínculo subjacente ajuda à estruturação de uma personalidade mais saudável e adaptada à vida em sociedade.

Maria Paula Guerrinha
Arte-Psicoterapeuta

Rua Carlos França nº 27 - 1º E
2560-329 Torres Vedras
Tlm. 93 853 00 29

Campo Grande, 30 -2ºD
1700-093 Lisboa
Tel. 21 797 18 59

Copyright © 2017 - 2022  Maria Paula Guerrinha - Todos os direitos reservados. All rights reserved.